Introdução

As Florestas promovem a manutenção da biodiversidade, libertam oxigênio, armazenam o dióxido de carbono, moderam as temperaturas, facilitam a infiltração de água no solo, fixam o solo e impedem a erosão. Estes serviços prestados pelo ecossistema constituíem uma externalidade positiva da Floresta.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Incêndios Florestais‏



Este trabalho é outro dos projetos da nossa turma.
Esperamos que gostem!


Florestas Mediterranêas


Floresta Mediterrânica


Um dos valores de conservação mais importantes da Eco região Mediterrânica, é a sua diversidade floristica apenas ultrapassada pela Amazónia.


Os ecossistemas florestais do Mediterrâneo possuem:



§               25.000 Espécies de plantas,50% das quais são endémicas, representando cerca de 8% da flora mundial em apenas 1,8% da superfície terrestre.


      A floresta mediterrânica é um sistema marcado pela intervenção humana que, desde há milhares de anos, foi alterando e moldando a floresta em seu benefício, aproveitando os seus produtos e serviços ambientais.


     Atualmente, a floresta Portuguesa ocupa cerca de 3,4 milhões de hectares, o equivalente a um volume de 67 milhões de m3 de pinho, 41 milhões de m3 de eucalipto e uma produção média anual de 120.000 toneladas de cortiça.


     A mancha mediterrânica de Portugal - que se estende maioritariamente a sul do Tejo - ostenta um património florestal muito importante. É uma paisagem na maior parte dominada pelo sobreiro, uma mais-valia do país no plano florestal que alberga espécies raríssimas como o Lince Ibérico e a Águia Imperial.


Apesar das diminutas dimensões do território nacional, Portugal é o país do Mediterrâneo e, na verdade do mundo, com a maior área de sobro e a maior produção industrial de cortiça.


       Os bosques e montados de sobreiro (Quercus suber) e azinheira (Quercus rotundifolia) são Classificados pelo Anexo I da Directiva Habitats. A razão da sua relevância do ponto de vista da conservação está no facto destes sistemas serem importantes suportes de biodiversidade e reguladores de serviços ambientais.

Hotspot de Biodiversidade                                                                                                         

      Os Montados são o ecossistema mais importante para a conservação da Biodiversidade florística, atingindo densidades de 135 espécies de plantas por 1000 m2.