Introdução

As Florestas promovem a manutenção da biodiversidade, libertam oxigênio, armazenam o dióxido de carbono, moderam as temperaturas, facilitam a infiltração de água no solo, fixam o solo e impedem a erosão. Estes serviços prestados pelo ecossistema constituíem uma externalidade positiva da Floresta.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Serra da Malcata


Nas encostas mais quentes, o azinhal coabita com o manto viscoso das estevas. As linhas de água são decoradas por galerias de amieiros, freixos e salgueiros. Aqui e além escondem-se aveleiras e cerejeiras-bravas, carquejas, folhados, castanheiros e sobreiros. Arborizações recentes e uniformes, assentam em pinheiro e eucalipto. A cota mais elevada situa-se no Alto da Machoca, com 1.078 metros.


A Malcata é terra de um vasto matagal mediterrânico, e também, terra de lince, o mamífero mais ameaçado no nosso território.



É uma zona rica em diversos habitats naturais como: 
  • Florestas e matas (floresta com espécies de folha caduca e floresta com espécies de folha persistente)
  •  Matos (matos esclerófilos),
  • Zonas húmidas (águas paradas doces); 
  • cursos de água; vegetação ribeirinha), 
  • Áreas rochosas (falésias/fragas rochosas), 
  • Zonas artificiais (terra arada; campos e pomares perenes; plantações florestais)


Fauna:

Esta zona tem uma importante fauna onde se destaca o Lince Ibérico, o gato selvagem, tem também importância para aves de rapina nidificantes, sendo um dos dois sítios conhecidos onde já se verificou a nidificação de Abutre-preto. É também  onde habitam um significativo número de aves em perigo.
A sua natureza permite a existência de um elevado número de répteis anfíbios e os seus cursos de água diversas espécies piscícolas.

Flora

A exploração mais do que centenária do solo, provocou a  erosão e à substituição do sobro (Quercus suber) pelo azinho (Quercus rotundifolia),que é mais resistente e menos existente a nível do solo.

A quase inexistência do sobreiro é evidente; a azinheira surge isoladamente ou em pequenos grupos, dispersa pelos matos, bem como em pequenos bosquetes localizados ao longo do rio Bazágueda e seus afluentes em locais de difícil acesso.
Nas regiões centro e norte da Reserva Natural a vegetação arbórea é dominada pelo carvalho negral ou carvalho pardo das Beiras (Quercus pyrenaica).

Os matos são o elemento dominante do coberto vegetal da Reserva Natural da Serra da Malcata apresentando aspectos distintos conforme aparecem em exposição setentrional ou meridional, em maior ou menor altitude ou consoante a composição florística das formações arbóreas que os originaram.

Ao longo das principais linhas de água - rios Bazágueda e Côa e ribeira da Meimoa - encontram-se bosques ripícolas de apreciável dimensão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário